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quinta-feira, setembro 30, 2010

Ata da Aula do dia 30/09...

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Centro de ciências da Educação

Plataforma Freire

Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I 1° Semestre – 2010

Profª Rosana Aparecida Ferreira Pontes


Ata da terceira aula de instrumentação da língua portuguesa I


Aos trigésimo dia do mês de setembro de dois mil e dez, com início as dezesseis horas, na sala vinte e dois da Universidade Católica de Santos, sito a rua Dr. Carvalho de Mendonça, número cento e quarenta e quatro na cidade de Santos no Estado  de São Paulo. Realizou-se a terceira aula de Instrumentação da Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia da Plataforma Freire com o objetivo de fazer um mapa textual. Dando início à aula, a professora pediu ao grupo dois que fizesse a dinâmica do aquecimento na sala, que por sua vez apresentou uma canção seguida de um poema. Os grupos determinados na aula anterior reuniram-se para ler o texto e classificar conceitos chaves de cada tópico. A professora deu continuidade discriminando na lousa, levantando questões e fazendo correções. A cada aula um grupo ficará responsável por tarefas diferentes. Nesta aula, o grupo um pela informática e outras mídias, o grupo dois ficou responsável pelo aquecimento, o grupo três pela ata, o grupo quatro reflexão, o grupo cinco no auxilio à professora, o grupo seis reportagem e agenda cultural da Universidade. Nada mais havendo a tratar, nós Daniela, Luciana, Marilu, Marli, Patrícia, Sonia Maria, lavramos a presente Ata.



João Victor aos 8 meses...



Eu já disse que ata é tenso?!?!?!?!

Resposta ao Mapa Textual.

1- Idéia de chave: Contribuições Teóricas


Teoria de Vygostsky: onde o individuo aprender com os meios sociais e culturais.
Letramento: qualquer contexto social ou cultural que envolva a leitura e/ou escrita é um evento de letramento.
Texto/discurso: variadas, com base em múltiplos critérios que nos fazem ver a diversidade existente numa sociedade


2- A renovação iniciou-se em 1950 por pressão das classes populares que queriam ir para as escolas pelo motivo de só terem a prática de letramento diferentes ou nulos. Por conta disso em 1970 entra em vigor os livros didáticos que por conseqüência modificou o método de ensino dos professores diminuindo suas responsabilidades na escolha do método de ensino.

3- É quando os textos dos livros didáticos são substituídos por textos informais como jornais, revistas, histórias em quadrinhos, etc. a qual leva o ensino a informalidade.


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Paulo Freire



"O saber que não vem da experiência não é realmente saber" 

João Victor aos 11 meses... "experimentando" um pouquinho do cenário... rsrs

Lev Vygotsky

Mapa Textual.

Mapa Textual




                                                                      1   Contribuições Teóricas    idéias-chave:
                                                                                                                   • Vygotsky
                                                                                                                   • Letramento
                                                         Ensino de Língua                             • Texto/Discurso
Portuguesa e contextos
                                                     teórico-metodológicos
                                    2                                                                     3
Renovações Metodológicas                                                      Textos da mídia no ensino                                        de Língua Portuguesa
               idéias-chave:                                                                            idéias-chave:
             • livro didático                                                                         • pluralidade          
             • pesquisas                                                                                 linguística
             programa MEC                                                                      • textos 
             • mídias                                                                                      jornalísticos


João Victor 14 meses... tisti... chuif...



































Não consigo fazer esse negócioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo... unf...

Sequência didática da aula... dia 30/09.

Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I
Profa. Ms. Rosana Pontes
Tema da aula: Trajetória do grupo/Análise de dados de pesquisa
Data: 30/09/2010 – Turma: Tarde

Sequência didática da aula
  1. Atividade de aquecimento – grupo 2 (5 minutos).
  2.  Leitura e comentários de alguns relatos biográficos: reconstrução da trajetória do grupo: período de alfabetização e primeiras leituras.
  3. Instruções para a análise dos dados coletados, por meio das narrativas e mapas da trajetória de formação do grupo.
  4. Trabalho em grupo: discussão e analise dos dados, com base no artigo acadêmico indicado para leitura (capítulo 2 – Parte I, livro “Gêneros Textuais e Ensino”).

Trazer para aula:
Sua narrativa biográfica impressa.
O mapa de trajetória do seu grupo que já enviei impresso.
Xerox do capítulo indicado, já lido.

Tarefas dos Grupos:
Grupo 2 – aquecimento.
Grupo 3 – Ata da aula.
Grupo 4 – Reflexão sobre a aula.
Grupo 5 – Secretárias.
Grupo 6 – Repórteres/ Agenda cultural da universidade.
Grupo 1 – Informática e outras mídias.

João 14 meses...

Noooooooooooooooooossa!!!

Por onde a gente começa?!?!?!

quinta-feira, setembro 23, 2010

Reflexão sobre a Aula do dia 23/09/2010... Gêneros Textuais...

Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I
Profa. Ms. Rosana Pontes
Tema da aula: Gêneros textuais: definição e funcionalidade.
Data: 23/09/2010 – Turma: Tarde

Reflexão sobre a aula

A aula foi informativa e a professora expôs os gêneros com clareza, dando ênfase à participação de todos e ao esclarecimento de dúvidas.
Durante a divisão dos grupos, os alunos se dispersaram, perdendo um pouco o foco da aula, que logo após prosseguiu normalmente.
A estratégia utilizada pela professora Rosana teve como objetivo principal a interação dos grupos. Possibilitando ao aluno aprimorar e produzir seu próprio conhecimento.
Na opinião do grupo três, em relação às tarefas designadas, pudemos concluir que servirão de fonte para o crescimento docente no exercício da prática.

Elaborado pelo grupo 3.

João Victor aos 14 meses... dududu da titia...


Comentários da professora:

Gostei bastante do nível de reflexão crítica do grupo. As participantes demonstraram visão pedagógica e poder de análise compatível com o papel que exerceram nesta atividade.
Além da interação entre os grupos, meu objetivo foi compartilhar a gestão da aula, promover o exercício da reflexão coletiva para podermos atuar juntos no planejamento, execução e avaliação das atividades. Busco a real parceria com vocês.
Concordo que durante as discussões em subgrupos houve tumulto. Para mim, a dificuldade maior foi conduzir a dinâmica com a classe lotada. Tivemos naquele dia, em especial, a chegada de várias alunas novas.
Da próxima vez, levarei em conta essa dificuldade na preparação da aula.
De um modo geral, estou muito contente com a participação da classe. Todos têm demonstrado bastante comprometimento e envolvimento, além de serem muito carinhosos.

Obrigada.

Rosana



É Importante Não Parar
"Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso,e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele. Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante. Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo. Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!"
Autor Desconhecido

Ata da segunda aula de Instrumentação da Língua Portuguesa I, realizada no dia vinte e três de setembro de dois mil e dez.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
Centro de Ciências da Educação
Plataforma Freire
Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I -  1º Semestre – 2010
Profª Rosana Aparecida Ferreira Pontes
Ata da segunda aula de Instrumentação da Língua Portuguesa I, realizada no dia vinte e três de setembro de dois mil e dez.

Aos vinte e três dias do mês de setembro de dois mil e dez, com início às dezesseis horas, na sala vinte e dois da Universidade Católica de Santos, sita à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, número cento e quarenta e quatro na cidade de Santos, em São Paulo. Realizou-se a segunda aula de Instrumentação da Língua Portuguesa I, do curso de Pedagogia da Plataforma Freire com objetivo de discutir gêneros textuais. A aula foi ministrada pela professora Rosana Aparecida Ferreira Pontes, tendo como secretarias as alunas Alice Ribeiro de Camargo Custodio, Ana Paula Paranhos Silva, Andrea Oliveira da Silva, Claudionete Maria Lopes, Danielli Ferreira Leite e Rosemary Franceloso, e contou com a participação dos alunos do curso do período vespertino. Dando início à aula, a professora pediu ao grupo um que fizesse uma dinâmica de aquecimento na sala. Após o aquecimento, a professora falou sobre o seu dia anterior, listou na lousa formas que usou para se comunicar com as pessoas, dando exemplos de gêneros textuais e de discurso e falou sobre o processo sócio/histórico/cultural de construção do conhecimento, tecnologia e meio de comunicação nos dias de hoje. Após a explicação, pediu ao grupo cinco que a auxiliasse para exibir um vídeo do professor Pasquale Cipro Neto, no qual ele interagia com um personagem falando sobre tipos de texto e gêneros textuais. Após o vídeo, a professora explicou novamente a definição e funcionalidade de gêneros textuais ou de discurso. Então, pediu que os alunos se reunissem em grupos, o mesmo grupo da aula anterior, e distribuiu diferentes portadores textuais para cada grupo. Pediu para que escolhessem trechos de textos e identificassem os gêneros textuais, tipos de texto, verbos mais usados e vocabulários típicos. Depois cada grupo foi à frente e explicou os trechos de textos escolhidos. A professora auxiliava cada grupo e, ao mesmo tempo, corrigia eventuais erros explicando-os. Após as apresentações, a professora explicou as atribuições de cada grupo, e que essas serão rotativas. A cada aula um grupo ficará  responsável por tarefas diferentes. Nesta aula, o grupo um ficou responsável pelo aquecimento, o grupo dois pela ata, o grupo três pela avaliação e reflexão crítica da aula, o grupo quatro para auxiliá-la em carregar o material, o grupo cinco na parte da informática e o grupo seis ainda não tem atribuição por ter sido formado nesta aula. Antes de encerrar a aula, a professora deu um texto como lição de casa para discutirmos na próxima aula. Nada mais havendo a tratar, nós Alice, Ana Paula, Andrea, Claudionete, Danielli e Rosemary, secretárias da aula, lavramos a presente Ata.
João Victor 2 anos e 6 meses...


Ai como é chato redigir atas...














Mas assim começamos a engatinhar na iniciação científica... crescendo e aprendendo entre erros e acertos... caminhando rumo ao próximo marco a ser firmado... e este aqui foi o de largada... seguuuuura essa turma agora... hahahaha...


João Victor 14 meses... meu anjinho de cuequinha box... hehehe...

"A mente de um homem expandida por uma nova idéia não consegue nunca voltar às suas dimensões originais."
Oliver Wendall Holmes

Aula do dia 23/09 Gêneros Textuais, reconhecimento e aplicações.

Tarefas:

  1. Identifique nos portadores textuais os diferentes gêneros textuais.
  2. Escolha três gêneros e preencha o quadro abaixo.

GÊNEROS
TIPOS DE TEXTOS
VERBOS MAIS USADOS
VOCABULÁRIO
TÍPICO




Receitas
Injuntivo
Imperativo
Ingredientes e medidas
Esportes
Explicativo
Passado
Jogadas e comportamentos
Propagandas
Descritivo
Imperativo
Estética


Observações: Gênero Infinitivo
                     Tipos de Texto => Narrativo, Dicertativo, Dialógico, Explicativo e Predicativo.


Detalhes... essa aula foi ótima, entre tantos textos de tantas mídias escolher um e destrinchar o texto identificando os gêneros textuais... Difícil foi conceber que um único texto é portador de diferetes gêneros e a intertextualidade transcende todos eles... mãããããs...
Adoro a língua portuguesa... *_* Ela é uma caixinha de surpresas... rsrs

João Victor aos 6 meses, meu melhor presente de Natal... ai ai...
e esse ano vem em dobro com o José Augusto na caixinha também... ai ai...


quarta-feira, setembro 22, 2010

Plano de Ensino do Primeiro Semestre da Professora Rosana Pontes para a turma de Pedagogia do grupo PARFOR.


João Victor















E assim nasce a turma do PARFOR da Universidade UNISANTOS...

Deste plano de ensino vão surgir muitos problemas e com eles muitas soluções...

Daqui pra frente vocês vão acompanhar um pouco dessa conquista
da nossa professora e da nossa turma...

Unidos pela formação dos Professores da Rede Pública de Ensino...
como autores e coautores da nossa história de vida e da nossa história profissional...

Plano de Ensino
2010

1. Identificação
Centro:                                  CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso:                                   PEDAGOGIA (PARFOR)
Disciplina:                            INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I

Regime:                                Semestral – 1º semestre 2010/2
Carga Horária Total:           34
Professora (CAPES):         ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES

Professora Rosana Pontes (no meio) e as colegas Elaine, Flavinha, Edyleine e Regininha.
Ao fundo a aula de como elaborar um MAPA TEXTUAL
2. Ementa
Leitura e escrita proficientes a partir das modalidades discursivas e gêneros textuais em que predominem, notadamente, as situações do uso cotidiano relacionadas à área a fim de que o futuro pedagogo possa agir, com competência lingüística, frente aos desafios sociais.
3. Objetivos Gerais
Esta disciplina visa propiciar condições para que o futuro Pedagogo possa:
·         Desenvolver sua autoria para redigir textos de gêneros variados.
·         Desenvolver sua autoria pedagógica no que se refere a selecionar tipos de textos apropriados para o trabalho, bem como a criar as próprias atividades docentes com autonomia.
·         Desenvolver comportamento leitor e escritor a fim de que se reconheça como modelo de referência para os alunos.
·         Desenvolver a autonomia como aluno/professor/pesquisador a fim de identificar problemas em sua prática e buscar soluções mediante o aprendizado na universidade.

4. Objetivos Específicos
São expectativas de aprendizagem:
·         Compreender, teoricamente, os conceitos de modalidades discursivas e gêneros textuais.
·         Identificar e saber utilizar os gêneros textuais e modalidades discursivas mais utilizadas na sua área de atuação.
·         Dominar técnicas de compreensão e interpretação de textos.
·         Aprimorar a redação a partir do estudo gramatical aplicado aos textos estudados e produzidos.
·         Elaborar registros reflexivos como estratégia formativa de desenvolvimento da autoria docente, da prática de pesquisa e da reflexão sobre o percurso de formação.
·         Problematizar questões em sua prática docente, a partir dos conhecimentos teóricos linguísticos adquiridos.
·         Ler e discutir, em rodas de leitura, bons textos literários e teóricos.
·         Aprender a desenvolver projetos de leitura e escrita, mediante os conhecimentos adquiridos com a disciplina estudada.
·         Aprender a elaborar e utilizar o portfólio reflexivo como instrumento para avaliação formativa e registro do processo de ensino/aprendizagem.
5. Conteúdo Programático
5.1. Gêneros textuais e modalidades discursivas:


  •     Definição e funcionalidade.
  •     Ensino de língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos.
  •     Funções da linguagem.
  •     Os PCNs e o ensino da língua portuguesa a partir dos gêneros textuais.
  •     Gêneros textuais mais apropriados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
5.2. Leitura e produção textual.


  •    Gêneros sugeridos para leitura, estudo e produção: narrativas autobiográficas, poesias, lendas, mitos, fábulas, biografias, textos informativos, textos jornalísticos, músicas, propagandas, artigos de opinião, registros reflexivos, textos científicos.
  •     O que é ler? A leitura proficiente.
  •     Estratégias de leitura: elaborando um mapa textual.

5.3. Gramática aplicada à produção textual:


  •     Coerência e coesão.
  •     Pontuação.
  •     Concordância verbal e nominal.
  •     Regência verbal e nominal.
  •     Noções elementares de estilística e estética.
  •     Operadores argumentativos.
  •     Problemas gerais da língua-padrão.
  •     A autoavaliação.
6. Metodologia/Estratégias/Procedimentos de Ensino


  •     Aulas dialógicas, estimulando a problematização dos temas propostos.
  •     Utilização de recursos audiovisuais e de informática.
  •     Serão priorizadas estratégias que promovam a interação e participação constantes, estimulando a oralidade individual e coletiva.
  •     As atividades serão preparadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos em nível individual e, principalmente, de modo coletivo.
Trabalhamos sempre em grupos, desenvolvemos e crescemos juntos.
Em evidência o grupo de estudo 4, ao fundo grupos 2 e 5. Não vou dizer que éramos 6 porque é plágio, mas realmente somos.




  •          As leituras recomendadas serão problematizadas a fim de mediar teoria e prática.
  •         Será orientada a elaboração de narrativas autobiográficas, com o objetivo de identificar suas concepções sobre o aprendizado e o ensino da língua.
  •          Será estimulada a elaboração de registros reflexivos sobre os aprendizados no curso, bem como sobre a prática docente.
  •   Será também orientada a organização de um portfólio de formação e avaliação, reunindo os trabalhos e reflexões desenvolvidos durante o curso
  •     Por fim, será orientada a elaboração e execução de um projeto de leitura/escrita, em consonância com os estudos desenvolvidos ao longo do semestre.
7. Sistemática e Instrumentos de Avaliação
A avaliação será de acordo com a proposta do Projeto Pedagógico do curso, qual seja um processo contínuo e permanente de diagnóstico da aprendizagem do aluno e reorganização da prática docente.
Como instrumentos de avaliação serão utilizados: o portfólio individual (com nota de 0 a 10); os trabalhos individuais de produção de textos (com notas de 0 a 10); e o projeto de leitura/escrita final em grupo que deverá ser apresentado em forma de seminário (com nota de 0 a 10). Média final: de 0 a 10.
A avaliação será com base nos seguintes critérios:


  •     Conhecimento teórico dos temas estudados.
  •     Capacidade de articular teoria e prática.
  •     Clareza e correção na linguagem oral e escrita.
  •     Capacidade de argumentação e crítica.
  •     Pontualidade no cumprimento das tarefas.
8. Bibliografia Básica
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
DIONÍSIO, ÂNGELA Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
INFANTE, Ulisses. Gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
9. Bibliografia Complementar
BRÄKLING, Kátia Lomba. Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que esse nome chama? Portal educarede, seção "O Assunto é...", Portal Educarede, 2003.
FERREIRO, Emília. Interpretação, intérpretes, interpretantes. Piaget – Vygotsky, novas contribuições para o debate. Ática. Páginas 165 e 166).
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória (PR:) Kaygangue, 2005.
MANGUEL, Alberto. Uma história da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ROJO, Roxane (Org.). A Prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado das Letras, 2000.
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1983.