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quarta-feira, junho 08, 2011

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS


INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA II

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS



Caros alunos,



Desde o semestre anterior, vocês estão mergulhados na estrutura de
tipologia textual dissertativa.

A prioridade dada à leitura e produção de textos dissertativos faz-se
necessária em virtude do nível de estudo acadêmico que estão desenvolvendo.

Trata-se também da tipologia textual apropriada para o discurso
acadêmico e científico. Gosto sempre de lembrá-los que estão em processo de
compreensão e produção científica, com a grande responsabilidade de
tornarem-se pedagogos competentes. Pedagogo é o profissional da educação
que compreende as teorias que subsidiam as práticas docentes. Se a
Pedagogia é a ciência da educação, o pedagogo é o cientista da educação.

Retomando a estrutura do texto dissertativo, que muito tenho repassado
com vocês, enfatizo que o texto dissertativo possui: 1. Introdução, contendo
uma apresentação do tema e a problemática/objetivo do texto. 2.
Desenvolvimento da argumentação, por meio de exemplos concretos e
fundamentação teórica, fazendo uso da justificação e negociação (Golder). 3.
Conclusão, apresentando uma proposta.

Isso se dá em qualquer nível, seja uma dissertação escolar, como já
fizeram com o tema “ética na política”, e na avaliação final do semestre
anterior; seja um artigo científico, como estão lendo e analisando nos
seminários de leitura; assim como será o TCC de vocês e, futuramente, uma
dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Todos esses gêneros textuais apresentam a tipologia dissertativa
indicada acima, em níveis de complexidade diferenciados.


Neste semestre, como trabalho de conclusão, escreverão um artigo
acadêmico, o que nada mais é do que escrever uma dissertação como no
semestre anterior, só que maior e desenvolvendo melhor a argumentação.

Têm também como exemplos os artigos apresentados nos seminários
de leitura. Todos seguem a mesma estrutura. É claro, que a produção de vocês
será adequada ao nível inicial de estudos em que estão.

Portanto, sugiro que sigam as instruções abaixo:

Resumo:

Fazer o resumo do artigo, conforme as orientações recebidas para os
resumos dos seminários.

Título:

Escolher um título, de acordo com um dos temas que estudamos na
nossa disciplina, e que desenvolvam na prática docente de vocês. Exemplo: a
leitura em voz alta na educação infantil, trabalho com música ou canções
populares, trabalho com gêneros textuais diversos, aí têm os inúmeros
seminários que assistiram ou mesmo o que realizaram. Podem, também,
escolher um tema sobre as estratégias de ensino e aprendizagem que estamos
vivenciando: seminários de leitura, portfólios de formação, a exigência do uso
informática para os trabalhos acadêmicos.

Introdução

Fazer uma apresentação breve do tema que irão desenvolver,
justificando a importância do estudo empreendido.

Escrever claramente o objetivo do artigo e/ou a problemática a ser
investigada.

Desenvolvimento da argumentação

1. Fundamentação teórica:



Explicar uma a uma as concepções teóricas que darão suporte a sua
argumentação, citando os autores e explicando como eles contribuem com as
suas idéias defendidas no artigo.

Usar, no mínimo, três fundamentações teóricas. Podem usar os artigos
estudados no seminário, os PCNs/RCNs ou outros, desde que façam a citação
e referência bibliográfica corretamente.

É proibido “copy e cola” da internet. Isso vou checar com rigor.

2. Experiência didática:


Relatar uma experiência didática desenvolvida, passo a passo e
analisar, conforme a fundamentação teórica explicada no tópico 1.

É preciso estabelecer um diálogo com suas referências teóricas para
fortalecer sua argumentação. Exemplo: afirmamos tal fato com base em
Bakhtin (2000) que defende que...... Os resultados alcançados comprovam o
que Santos (2000) afirma sobre......

Isso é dialogia e polifonia, ou seja, quando vocês trazem outras vozes
para a discussão, justificando e fundamentando todas as afirmações que
fizerem. No entanto, são as ideias próprias de vocês que devem conduzir o
artigo do começo ao fim.

Conclusão

Aqui vocês devem fechar e sintetizar as ideias discutidas na
argumentação, propondo sugestões, conforme os objetivos do artigo.

Referências bibliográficas

Colocar, conforme a ABNT, as referências bibliográficas dos livros,
artigos, documentos pesquisados.

Outras recomendações

O trabalho deverá ter entre 5 a 6 páginas.

Ter capa e contracapa, conforme normas para o TCC.


Ser digitado, conforme normas da ABNT: fonte arial ou Times 12;
entrelinhas 1,5; margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm.

Vejam no nosso cronograma os dias de apresentações. Coloquei
como seminário final, mas não será como os seminários de leitura com
apresentações em Power point. Faremos uma roda de discussão com
cada grupo explicando seu artigo oralmente, sem usar o projetor
multimídia.



BOM TRABALHO!




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