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quarta-feira, junho 08, 2011

OS PCNS E OS GÊNEROS TEXTUAIS


INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA II



OS PCNS E OS GÊNEROS TEXTUAIS



O papel dos gêneros textuais tem sido reconhecido como fundamental
na interação sociocomunicativa e, em vista disso, eles passaram a nortear o
ensino da língua, especialmente o trabalho com análise, interpretação e
produção de textos. Essa abordagem favorece o desenvolvimento da
competência lingüística e discursiva e, consequentemente, amplia a
participação social do indivíduo. Por isso, os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1999) preconizam o ensino da leitura e produção de textos a partir
de gêneros textuais.



Resumindo, a partir dos nossos seminários de leitura:

. Gêneros textuais = gêneros do discurso = tipos de enunciados.
. Surgem das necessidades presentes nas atividades socioculturais e na
relação com inovações tecnológicas (Marcuschi).
. São fenômenos sociais que se concretizam em determinada situação
comunicativa e sócio-histórica (Marcuschi).
. Pode-se dizer que são ilimitados.
. Classificam-se em gêneros primários – menos complexos, como
conversas em família ou com amigos, cartas, bilhetes, diários íntimos –
e gêneros secundários – mais complexos, como o livro didático, o
romance, o editorial, a palestra, o anúncio, o texto instrucional (Bakhtin).
. Os gêneros textuais estão inseridos dentro das modalidades
discursivas (discurso jurídico, discurso religioso, discurso acadêmico
etc)
. “É impossível se comunicar verbalmente a não ser por um gênero, assim
como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um texto.”
(Marcuschi)
. Os gêneros textuais valem-se de diferentes níveis de linguagem (Francis
Vanoye): linguagem familiar, comum, cuidada, oratória.









Tipologias Textuais

Os tipos ou tipologias textuais são ferramentas essenciais a serviço
dos gêneros textuais, e seu domínio é fundamental no trabalho com leitura e
produção de textos. Nesse sentido, os PCNs (1999) destacam que a
exploração do texto precisa levar em conta a função social dos gêneros e
recomendam que as tipologias sejam estudadas no interior de cada gênero.

. Tipos ou tipologias textuais são limitados: descrição, narração,
injunção, argumentação/ dissertação, predição, exposição/explicação e
diálogos. Estão a serviço dos gêneros textuais, por um gênero pode
reunir diversos tipos de texto. Por exemplo: uma carta pode trazer um
trecho descrevendo algo, em outro momento narrar uma história,
argumentar um ponto de vista etc.




Tipologia textual narrativa

A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos,
reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um
determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é
sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar
os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa,
com início meio e fim (1999, p. 219-220).

Nesse sentido, o esquema narrativo pode ser dividido em:

a) Situação inicial ou apresentação: há uma situação estável.
b) Complicação: provocada por uma força perturbadora, que instaura
um desequilíbrio.
c) Clímax: é o auge da narrativa, qe vai determinar o final.
d) Desfecho: retorna o equilíbrio.


Normalmente, os acontecimentos narrados seguem uma ordem
cronológica. Portanto, na narração há anterioridade e posterioridade. Os
tempos verbais mais empregados são os pretéritos (perfeito, imperfeito e mais-
que-perfeito) do indicativo. Exemplo:




O homem sem inimigos

Um Homem Inofensivo caminhava num lugar público quando foi
assaltado e severamente espancado por um Estranho com um Porrete.

Quando o Estranho com um Porrete foi a julgamento, o queixoso disse
ao Juiz:

. Eu não sei por que fui assaltado; eu não tenho nenhum inimigo no
mundo.

. Foi por isso que eu bati nele . disse o réu.

. Ponham o prisioneiro em liberdade . disse o Juiz . Um homem que
não tem inimigos não tem também amigos. E as cortes não foram feitas para
julgar esses casos.



BIERCE, Ambrose. The Man with no Enemies. In ___. Fantastic Fables. Trad. De Joel Erthal. Nova
York/Londres: G.P. Putnam’s Sons, 1899.

Atividades:

1. Qual o gênero textual do texto de tipo narrativo acima?
2. Os eventos se articulam em progressão temporal?
3. Identifique o trecho da apresentação:
4. Identifique o trecho da complicação:
5. Identifique o clímax:
6. Identifique o desfecho:
7. Quem é o protagonista?
8. Quem é o antagonista?
9. Em que momentos ou época os fatos narrados ocorrem?
10. Em que espaço?
11. Quais os nomes dos personagens?
12. Identifique os verbos no pretérito perfeito do indicativo:
13. Identifique os verbos no presente do indicativo:
14. Identifique os verbos no pretérito imperfeito do indicativo:


Produção de texto da tipologia narrativa:

Tomando como exemplo o texto acima, elabore um miniconto com o título “A
professora e ....”. (Lembram da professora e a maleta?)

Entregar na próxima aula, digitado ou escrito a mão em papel “ao maço”.



Este conteúdo foi extraído e adaptado, para uso exclusivo em aula, de:

KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e produção textual:
gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 11-20.




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