Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I
Profa. Ms. Rosana Pontes
Tema da aula: Leitura e interpretação de artigo acadêmico: elaborando um mapa textual.
Data: 30/09/2010 – Turma: Tarde
Sequência didática:
1. Abertura/aquecimento da aula. Grupo 2: Cantaram a canção o “Caderno”, de Chico Buarque e leram uma linda mensagem.
2 . Leitura e discussão do capítulo abaixo: elaborando um mapa textual.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e ensino. p. 39 – 49. São Paulo: Ed. Parábola, 2010.
Próxima aula: 07/10/2010
Sequência didática:
1. Atividade de aquecimento/Abertura da aula – grupo 3 (5 minutos).
2. Leitura e comentários dos relatos autobiográficos: reconstrução da trajetória de formação do grupo: período de alfabetização e primeiras leituras.
3. Instruções para a análise dos dados coletados, por meio das narrativas e mapas da trajetória de formação do grupo.
4. Trabalho em grupo: discussão e análise dos dados, com base no artigo acadêmico indicado para leitura (capítulo 2 – Parte I, livro “Gêneros Textuais e Ensino” referência bibliográfica acima).
Trazer para aula:
Sua narrativa autobiográfica impressa.
O mapa de trajetória do seu grupo impresso.
Xerox do capítulo indicado, já lido.
Tarefas dos Grupos:
Grupo 3 – aquecimento.
Grupo 4 – Ata da aula.
Grupo5 – Reflexão sobre a aula.
Grupo 1 – Secretário(as).
Grupo 2 – Informática e outras mídias.
![]() |
João Victor cheio de vergonha... aos 14 meses... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário