UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
PEDAGOGIA PARFOR
INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Profª Ms. Rosana Pontes
KISHIMOTO,Tizuko Morchida. A Brincadeira e a cultura infantil. Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação/USP, 2007.
“...enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos,
lendas, brinquedos e brincadeiras.”
Teoria sociointeracionista de Vygotski: brincadeiras para a criação de situações imaginárias e reorganização de experiências vividas; e a cultura forma a inteligência.
A autora defende que contos, lendas e brincadeiras serão o banco de dados do conhecimento e sua socialização.
Falta de qualidade das instituições infantis
Cultura escolarizada Falta de materiais típicos que O imaginário infantil não reflete
prioriza escrita e números refletem o mundo cultural e natural a riqueza folclórica
Pesquisas apontam que os materiais privilegiados pela educação infantil são os gráficos (letras e números) e os educativos (jogos pedagógicos para alfabetização, números, etc.).
Trabalhos de centros de pesquisa e estudos que se destacam: Laboratório de brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP; Fundação Carlos Chagas e Universidades que oferecem formação para professores que aproximam a cultura da escola da inclusão de brincadeiras infantis.
Medidas públicas para socializar experiências restritas, mencionadas acima, para oferecer às crianças brasileiras o direito não só à educação infantil como o de experimentar o prazer de aprender a fazer por meio de brincadeiras.
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