João Victor |
E assim nasce a turma do PARFOR da Universidade UNISANTOS...
Deste plano de ensino vão surgir muitos problemas e com eles muitas soluções...
Daqui pra frente vocês vão acompanhar um pouco dessa conquista
da nossa professora e da nossa turma...
Unidos pela formação dos Professores da Rede Pública de Ensino...
como autores e coautores da nossa história de vida e da nossa história profissional...
Plano de Ensino
2010
1. Identificação
Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso: PEDAGOGIA (PARFOR)
Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Regime: Semestral – 1º semestre 2010/2
Carga Horária Total: 34
Professora (CAPES): ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES
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Professora Rosana Pontes (no meio) e as colegas Elaine, Flavinha, Edyleine e Regininha. Ao fundo a aula de como elaborar um MAPA TEXTUAL |
2. Ementa
Leitura e escrita proficientes a partir das modalidades discursivas e gêneros textuais em que predominem, notadamente, as situações do uso cotidiano relacionadas à área a fim de que o futuro pedagogo possa agir, com competência lingüística, frente aos desafios sociais.
3. Objetivos Gerais
Esta disciplina visa propiciar condições para que o futuro Pedagogo possa:
· Desenvolver sua autoria para redigir textos de gêneros variados.
· Desenvolver sua autoria pedagógica no que se refere a selecionar tipos de textos apropriados para o trabalho, bem como a criar as próprias atividades docentes com autonomia.
· Desenvolver comportamento leitor e escritor a fim de que se reconheça como modelo de referência para os alunos.
· Desenvolver a autonomia como aluno/professor/pesquisador a fim de identificar problemas em sua prática e buscar soluções mediante o aprendizado na universidade.
4. Objetivos Específicos
São expectativas de aprendizagem:
· Compreender, teoricamente, os conceitos de modalidades discursivas e gêneros textuais.
· Identificar e saber utilizar os gêneros textuais e modalidades discursivas mais utilizadas na sua área de atuação.
· Dominar técnicas de compreensão e interpretação de textos.
· Aprimorar a redação a partir do estudo gramatical aplicado aos textos estudados e produzidos.
· Elaborar registros reflexivos como estratégia formativa de desenvolvimento da autoria docente, da prática de pesquisa e da reflexão sobre o percurso de formação.
· Problematizar questões em sua prática docente, a partir dos conhecimentos teóricos linguísticos adquiridos.
· Ler e discutir, em rodas de leitura, bons textos literários e teóricos.
· Aprender a desenvolver projetos de leitura e escrita, mediante os conhecimentos adquiridos com a disciplina estudada.
· Aprender a elaborar e utilizar o portfólio reflexivo como instrumento para avaliação formativa e registro do processo de ensino/aprendizagem.
5. Conteúdo Programático
5.1. Gêneros textuais e modalidades discursivas:
- Definição e funcionalidade.
- Ensino de língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos.
- Funções da linguagem.
- Os PCNs e o ensino da língua portuguesa a partir dos gêneros textuais.
- Gêneros textuais mais apropriados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
5.2. Leitura e produção textual.
- Gêneros sugeridos para leitura, estudo e produção: narrativas autobiográficas, poesias, lendas, mitos, fábulas, biografias, textos informativos, textos jornalísticos, músicas, propagandas, artigos de opinião, registros reflexivos, textos científicos.
- O que é ler? A leitura proficiente.
- Estratégias de leitura: elaborando um mapa textual.
5.3. Gramática aplicada à produção textual:
- Coerência e coesão.
- Pontuação.
- Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal.
- Noções elementares de estilística e estética.
- Operadores argumentativos.
- Problemas gerais da língua-padrão.
- A autoavaliação.
6. Metodologia/Estratégias/Procedimentos de Ensino
- Aulas dialógicas, estimulando a problematização dos temas propostos.
- Utilização de recursos audiovisuais e de informática.
- Serão priorizadas estratégias que promovam a interação e participação constantes, estimulando a oralidade individual e coletiva.
- As atividades serão preparadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos em nível individual e, principalmente, de modo coletivo.
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Trabalhamos sempre em grupos, desenvolvemos e crescemos juntos. Em evidência o grupo de estudo 4, ao fundo grupos 2 e 5. Não vou dizer que éramos 6 porque é plágio, mas realmente somos. |
- As leituras recomendadas serão problematizadas a fim de mediar teoria e prática.
- Será orientada a elaboração de narrativas autobiográficas, com o objetivo de identificar suas concepções sobre o aprendizado e o ensino da língua.
- Será estimulada a elaboração de registros reflexivos sobre os aprendizados no curso, bem como sobre a prática docente.
- Será também orientada a organização de um portfólio de formação e avaliação, reunindo os trabalhos e reflexões desenvolvidos durante o curso
- Por fim, será orientada a elaboração e execução de um projeto de leitura/escrita, em consonância com os estudos desenvolvidos ao longo do semestre.
7. Sistemática e Instrumentos de Avaliação
A avaliação será de acordo com a proposta do Projeto Pedagógico do curso, qual seja um processo contínuo e permanente de diagnóstico da aprendizagem do aluno e reorganização da prática docente.
Como instrumentos de avaliação serão utilizados: o portfólio individual (com nota de 0 a 10); os trabalhos individuais de produção de textos (com notas de 0 a 10); e o projeto de leitura/escrita final em grupo que deverá ser apresentado em forma de seminário (com nota de 0 a 10). Média final: de 0 a 10.
A avaliação será com base nos seguintes critérios:
- Conhecimento teórico dos temas estudados.
- Capacidade de articular teoria e prática.
- Clareza e correção na linguagem oral e escrita.
- Capacidade de argumentação e crítica.
- Pontualidade no cumprimento das tarefas.
8. Bibliografia Básica
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
DIONÍSIO, ÂNGELA Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
INFANTE, Ulisses. Gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
9. Bibliografia Complementar
BRÄKLING, Kátia Lomba. Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que esse nome chama? Portal educarede, seção "O Assunto é...", Portal Educarede, 2003.
FERREIRO, Emília. Interpretação, intérpretes, interpretantes. Piaget – Vygotsky, novas contribuições para o debate. Ática. Páginas 165 e 166).
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória (PR:) Kaygangue, 2005.
MANGUEL, Alberto. Uma história da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ROJO, Roxane (Org.). A Prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado das Letras, 2000.
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
Puxa vida Pri, como vc faz falta nessa facul viu?? Vc é uma escritora de primeira linha....um super bj.
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