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quarta-feira, setembro 22, 2010

Plano de Ensino do Primeiro Semestre da Professora Rosana Pontes para a turma de Pedagogia do grupo PARFOR.


João Victor















E assim nasce a turma do PARFOR da Universidade UNISANTOS...

Deste plano de ensino vão surgir muitos problemas e com eles muitas soluções...

Daqui pra frente vocês vão acompanhar um pouco dessa conquista
da nossa professora e da nossa turma...

Unidos pela formação dos Professores da Rede Pública de Ensino...
como autores e coautores da nossa história de vida e da nossa história profissional...

Plano de Ensino
2010

1. Identificação
Centro:                                  CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso:                                   PEDAGOGIA (PARFOR)
Disciplina:                            INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I

Regime:                                Semestral – 1º semestre 2010/2
Carga Horária Total:           34
Professora (CAPES):         ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES

Professora Rosana Pontes (no meio) e as colegas Elaine, Flavinha, Edyleine e Regininha.
Ao fundo a aula de como elaborar um MAPA TEXTUAL
2. Ementa
Leitura e escrita proficientes a partir das modalidades discursivas e gêneros textuais em que predominem, notadamente, as situações do uso cotidiano relacionadas à área a fim de que o futuro pedagogo possa agir, com competência lingüística, frente aos desafios sociais.
3. Objetivos Gerais
Esta disciplina visa propiciar condições para que o futuro Pedagogo possa:
·         Desenvolver sua autoria para redigir textos de gêneros variados.
·         Desenvolver sua autoria pedagógica no que se refere a selecionar tipos de textos apropriados para o trabalho, bem como a criar as próprias atividades docentes com autonomia.
·         Desenvolver comportamento leitor e escritor a fim de que se reconheça como modelo de referência para os alunos.
·         Desenvolver a autonomia como aluno/professor/pesquisador a fim de identificar problemas em sua prática e buscar soluções mediante o aprendizado na universidade.

4. Objetivos Específicos
São expectativas de aprendizagem:
·         Compreender, teoricamente, os conceitos de modalidades discursivas e gêneros textuais.
·         Identificar e saber utilizar os gêneros textuais e modalidades discursivas mais utilizadas na sua área de atuação.
·         Dominar técnicas de compreensão e interpretação de textos.
·         Aprimorar a redação a partir do estudo gramatical aplicado aos textos estudados e produzidos.
·         Elaborar registros reflexivos como estratégia formativa de desenvolvimento da autoria docente, da prática de pesquisa e da reflexão sobre o percurso de formação.
·         Problematizar questões em sua prática docente, a partir dos conhecimentos teóricos linguísticos adquiridos.
·         Ler e discutir, em rodas de leitura, bons textos literários e teóricos.
·         Aprender a desenvolver projetos de leitura e escrita, mediante os conhecimentos adquiridos com a disciplina estudada.
·         Aprender a elaborar e utilizar o portfólio reflexivo como instrumento para avaliação formativa e registro do processo de ensino/aprendizagem.
5. Conteúdo Programático
5.1. Gêneros textuais e modalidades discursivas:


  •     Definição e funcionalidade.
  •     Ensino de língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos.
  •     Funções da linguagem.
  •     Os PCNs e o ensino da língua portuguesa a partir dos gêneros textuais.
  •     Gêneros textuais mais apropriados para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
5.2. Leitura e produção textual.


  •    Gêneros sugeridos para leitura, estudo e produção: narrativas autobiográficas, poesias, lendas, mitos, fábulas, biografias, textos informativos, textos jornalísticos, músicas, propagandas, artigos de opinião, registros reflexivos, textos científicos.
  •     O que é ler? A leitura proficiente.
  •     Estratégias de leitura: elaborando um mapa textual.

5.3. Gramática aplicada à produção textual:


  •     Coerência e coesão.
  •     Pontuação.
  •     Concordância verbal e nominal.
  •     Regência verbal e nominal.
  •     Noções elementares de estilística e estética.
  •     Operadores argumentativos.
  •     Problemas gerais da língua-padrão.
  •     A autoavaliação.
6. Metodologia/Estratégias/Procedimentos de Ensino


  •     Aulas dialógicas, estimulando a problematização dos temas propostos.
  •     Utilização de recursos audiovisuais e de informática.
  •     Serão priorizadas estratégias que promovam a interação e participação constantes, estimulando a oralidade individual e coletiva.
  •     As atividades serão preparadas com o objetivo de desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos em nível individual e, principalmente, de modo coletivo.
Trabalhamos sempre em grupos, desenvolvemos e crescemos juntos.
Em evidência o grupo de estudo 4, ao fundo grupos 2 e 5. Não vou dizer que éramos 6 porque é plágio, mas realmente somos.




  •          As leituras recomendadas serão problematizadas a fim de mediar teoria e prática.
  •         Será orientada a elaboração de narrativas autobiográficas, com o objetivo de identificar suas concepções sobre o aprendizado e o ensino da língua.
  •          Será estimulada a elaboração de registros reflexivos sobre os aprendizados no curso, bem como sobre a prática docente.
  •   Será também orientada a organização de um portfólio de formação e avaliação, reunindo os trabalhos e reflexões desenvolvidos durante o curso
  •     Por fim, será orientada a elaboração e execução de um projeto de leitura/escrita, em consonância com os estudos desenvolvidos ao longo do semestre.
7. Sistemática e Instrumentos de Avaliação
A avaliação será de acordo com a proposta do Projeto Pedagógico do curso, qual seja um processo contínuo e permanente de diagnóstico da aprendizagem do aluno e reorganização da prática docente.
Como instrumentos de avaliação serão utilizados: o portfólio individual (com nota de 0 a 10); os trabalhos individuais de produção de textos (com notas de 0 a 10); e o projeto de leitura/escrita final em grupo que deverá ser apresentado em forma de seminário (com nota de 0 a 10). Média final: de 0 a 10.
A avaliação será com base nos seguintes critérios:


  •     Conhecimento teórico dos temas estudados.
  •     Capacidade de articular teoria e prática.
  •     Clareza e correção na linguagem oral e escrita.
  •     Capacidade de argumentação e crítica.
  •     Pontualidade no cumprimento das tarefas.
8. Bibliografia Básica
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
DIONÍSIO, ÂNGELA Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
INFANTE, Ulisses. Gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.
9. Bibliografia Complementar
BRÄKLING, Kátia Lomba. Leitura do mundo, leitura da palavra, leitura proficiente: qual é a coisa que esse nome chama? Portal educarede, seção "O Assunto é...", Portal Educarede, 2003.
FERREIRO, Emília. Interpretação, intérpretes, interpretantes. Piaget – Vygotsky, novas contribuições para o debate. Ática. Páginas 165 e 166).
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória (PR:) Kaygangue, 2005.
MANGUEL, Alberto. Uma história da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ROJO, Roxane (Org.). A Prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado das Letras, 2000.
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

Um comentário:

  1. Puxa vida Pri, como vc faz falta nessa facul viu?? Vc é uma escritora de primeira linha....um super bj.

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