Firefox

Firefox

domingo, novembro 07, 2010

Cronograma das Aulas de ILP e Levantamento das Atividades dia 07/11.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Profª Me. Rosana Pontes
Vespertino - 07/11/10


Caros alunos,
No intuito de ajudá-los a fechar os portfólios e a se situarem quanto aos prazos de encerramento do semestre, elaborei o cronograma abaixo.
Os portfólios devem ser:
·         Instrumento de pesquisa e avaliação. Trata-se de um portfólio com conteúdo coletivo e individual. O objetivo dele foi de pesquisa formativa e vocês atuaram como: 1º “coletivo pesquisador”, à medida que elaboraram as atas e reflexões em grupos; e 2º “grupos produtivos”, na dimensão em que se ajudaram mutuamente a superar dificuldades individuais, produzindo textos coletivamente.
Os portfólios devem conter:
·         Todos os textos e orientações enviados/produzidos por mim e vocês.
·         Todas as atas e reflexões dos grupos e as individuais.
·         Como organizar dependerá da criatividade de cada um. A apresentação estética do portfólio terá peso na avaliação.
·         O portfólio tem valor de 0 a 10 e será corrigido conforme os critérios que constam das orientações para elaborar o portfólio, enviadas por e.mail, bem como considerarei item a item do cronograma abaixo.
Informo que corrigi tudo o que me foi enviado. Portanto, se alguém não recebeu de volta quaisquer textos que produziu com a devida correção, por favor, avise-me.
CRONOGRAMA DAS AULAS

Data
Atividade
Ata
Reflexão
16/09
Apresentação da professora, alunos e Plano de Ensino (que foi enviado por e.mail).
Dinâmica: A Escola dos meus sonhos. Texto: “A Escola” de Paulo Freire.
Formação dos “grupos produtivos”. Tarefa 1: Mapa Linha do Tempo da trajetória de formação dos grupos.
Tarefa 2: Roda de leitura: “Memórias: minhas primeiras leituras”. Diversos autores.
Tarefa para casa: Com base nos textos lidos e discutidos, elaborar narrativa autobiográfica com o mesmo tema das narrativas lidas em classe e enviar por e.mail.
Não Solicitada
Não Solicitada
23/09
Gêneros textuais: definições e funcionalidade.
Tarefa: Análise de diferentes portadores textuais para identificar: Gênero, tipologia textual, aspectos lingüísticos (modos e tempos verbais e área vocabular).
OK
Recebida
OK
Recebida
30/09
Leitura e discussão de artigo científico: “Ensino de Língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos” de Maria Auxiliadora Bezerra. Técnica de compreensão de texto: Mapa textual. (Dois mapas enviados como exemplos: 1 produzido pela classe e outro por aluno de outra classe)
OK
Recebida
OK
Recebida
02/10
Produção textual: Dissertação “Ética na política”.
(reposição de aula)
---------
---------
07/10
Pesquisando as trajetórias de vida dos grupos, nos aspectos alfabetização e primeiras leituras. Elaboração, em grupo, da análise da trajetória de formação. Dados coletados via “mapa linha de tempo” e “narrativas autobiográficas”. Fundamentação teórica Bezerra (2010).  Produção textual compatível com o relatório de pesquisa científica.
OK
Recebida
OK
Recebida
14/10
Continuação

OK
Recebida
OK
Recebida
16/10

Oficina de informática: formatação de textos no Word e uso de e.mail. (reposição de aula).
-------
---------
21/10
Aula expositiva: estrutura e características da dissertação.
Dicas de pontuação, emprego de conjunções e uso da vírgula, com base nos principais problemas identificados nas dissertações produzidas.
OK
Recebida
OK
Recebida
23/10
Oficina de informática: formatação de textos no Word e uso do e.mail. (Reposição de aula)
--------
---------
28/10
O ensino da gramática hoje: gramática, texto e discurso.
OK
Recebida
OK
Recebida
04/11
O Verbo no texto: modos e tempos verbais. (só iniciado, vamos retomar para entender melhor e corrigir exercícios).
---------
-----------
09, 10 e 11/11
V Mostra de Pesquisa.
Comunicação de pesquisa: “Estratégias colaborativas na universidade: possibilidades a partir da pesquisa-ação”. Artigo escrito por mim, a partir das atividades e trocas de reflexões de vocês. Estão todos convidados a participar nesse dia como coletivo pesquisador. Dia 09/11 às 16:00, sala 302.

-----------
Cada um elaborar uma reflexão sobre esse momento e colocar nos portfólios. (Não precisa enviar para mim. Vou ler na avaliação do portfólio)  
11/11
Produzindo um projeto: “O Brincar na Educação Infantil”. Elaborar mapas textuais de dois artigos científicos e do capítulo do RCN sobre o brincar (Mapas devem constar dos portfólios). Produção textual do projeto: justificativa, objetivos, desenvolvimento com a fundamentação teórica sugerida. (Orientações e textos já enviados)

-----------
------------
18/11
Continuação “Projeto Brincar”
Prazo de entrega do trabalho, para minha correção, adiado para 25/11. Enviar via e.mail. (Projeto deverá constar dos portfólios). Deverá estar corrigido até 04/12 para a apresentação no evento “Família Caloura”.

-------------
-----------
25/11
Atividade individual avaliativa:
Analisar uma atividade prática, com fundamentação teórica nos RCNs ou PCNs, dependendo da área de atuação do aluno. Estabelecer relação com a parte da gramática envolvida na atividade (fonética, morfologia ou sintaxe). (Orientações serão enviadas em breve).
---------
-----------
02/12
Entrega dos portfólios para nota.
Incluir depois demais atividades abaixo.

-------------
Fechamento: Elaborar uma reflexão individual sobre o que você aprendeu com a elaboração do portfólio. (Não precisa enviar para mim. Vou ler na avaliação do portfólio)
04/12
Evento “Família Caloura”.
Apresentação do teatro e do brinquedo/brincadeira.
Exposição dos portfólios.
-----------
Elaborar uma reflexão individual sobre esse momento. (Não precisa enviar. Vou ler depois nos portfólios.)

09/12
Finalizando o semestre. (Atividade a ser planejada)



16/12


Finalizando o semestre.
(Atividade a ser planejada)




Queridos alunos,

Desde já quero avaliar que esta classe foi a que melhor produziu e atuou como “coletivo pesquisador” e “grupos produtivos”, porque contribuiu muito com as atas e reflexões. Vocês cresceram muito juntos.
Foi graças a vocês que o artigo que irei apresentar na Mostra ganhou mais consistência. Principalmente, depois das discussões sobre o que significava “conteúdos” na disciplina que ministrei neste semestre.
Para mim, conteúdo foi instrumentalizá-los para ingressarem no mundo acadêmico, desenvolvendo a reflexão e entrando em contato com a leitura e produção de textos científicos.
Avaliando o conteúdo dos portfólios, tenho certeza de que caminhamos nessa direção.
Essa iniciação era mais urgente do que fazer revisões gramaticais sobre o que viram a vida toda na escola. Nada impede que, no segundo semestre, o foco seja esse.
Obrigada pela parceria maravilhosa.
Aguardo portfólios lindos de vocês.
Rosana

Aos dois meses, na sua primeira foto...

É, professora... esse bebê que nasceu agora, o parfor, está aprendendo a engatinhar... imagina então quando estiver andando por aí... 
 Esse mérito não é só nosso, foi essa relação professor aluno criada nas aulas de instrumentação que tornaram isso possível, essa pártica peagógica reflexiva é essencial ao nosso desenvolvimento profissional e agora pode ser entendida por todos, ainda que não seja concebida por alguns.
A escola nescessita de novas didáticas e nesses quatro meses aprendemos que é sim possível fazer a diferença em tão pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário