Firefox

Firefox

segunda-feira, novembro 15, 2010

Mapa Textual Kishimoto - A Brincadeira e a Cultura Infantil. Aula do dia 15/11.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
PEDAGOGIA PARFOR
INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Profª Ms. Rosana Pontes


KISHIMOTO,Tizuko Morchida. A Brincadeira e a cultura infantil. Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação/USP, 2007.

“...enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos,
lendas, brinquedos e brincadeiras.”

Teoria sociointeracionista de Vygotski: brincadeiras para a criação de situações imaginárias e reorganização de experiências vividas; e a cultura forma a inteligência.
A autora defende que contos, lendas e brincadeiras serão o banco de dados do conhecimento e sua socialização.


Falta de qualidade das instituições infantis


Cultura escolarizada                           Falta de materiais típicos que                O imaginário infantil não reflete
 prioriza escrita e números                refletem o mundo cultural e natural                     a riqueza folclórica
 
Pesquisas apontam que os materiais privilegiados pela educação infantil são os gráficos (letras e números) e os educativos (jogos pedagógicos para alfabetização, números, etc.).
Trabalhos de centros de pesquisa e estudos que se destacam: Laboratório de brinquedos e Materiais Pedagógicos da USP; Fundação Carlos Chagas e Universidades que oferecem formação para professores que aproximam a cultura da escola da inclusão de brincadeiras infantis.




Medidas públicas para socializar experiências restritas, mencionadas acima, para oferecer às crianças brasileiras o direito não só à educação infantil como o de experimentar o prazer de aprender a fazer por meio de brincadeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário