Firefox

Firefox

sexta-feira, outubro 01, 2010

Ética na Política...

Curso de Pedagogia – PARFOR – Período vespertino.
Priscila de Abreu Salinas – matrícula 201007435.
Santos, 08 de Outubro de 2010.


Ética na Política
A falta de ética na política brasileira é caso de absoluta indignação para nós que temos consciência, mas mesmo assim fazemos parte da massa que o povo representa. A situação é tão descabida que não precisa mais ser camuflada para ser noticiada. É visível e risível como tudo acaba em “pizza” e os principais culpados escracham a situação, inclusive sambando para todo mundo ver. O pior são os nomes que intitulam cada caso: os aloprados, o mensalão, o caso da pasta rosa, o dinheiro na cueca, ora são intitulados como escândalos, dossiês, casos, CPIs, abusos, operações, máfias e uma infinidade de outros nomes desde que o Brasil enfim foi descoberto... Parece que existe uma prática de aceitação da corrupção na política como se isso fosse absolutamente normal. Como se tudo isso já fizesse parte da cultura do país.
O trato com o dinheiro público se traduz como dinheiro de ninguém no qual se torna fácil pôr as mãos e direcioná-lo para paraísos onde renderão fortunas nas mãos de poucos. Há nestes a incapacidade de se colocarem na posição do outro, por isso são dotados de um egoísmo no qual a verdade são palavras manipuladas mesmo com evidências concretas do abuso. Não muito diferente das promessas que vemos e ouvimos nos programas eleitorais (OU MELHOR, ELEITOREIROS).
A constituição de uma ética na política seria um elemento regulador de se repensar muitos fatos que poderiam ser: Por que...
...as pessoas não devem ser ruins para as outras – enganá-las, roubá-las se isto for uma vantagem e não serei descoberto ou sofrer algum castigo?
...o político deve resistir à corrupção se ele pode estar certo de que os que querem suborná-lo jamais falarão sobre isso?
...tenho que ter responsabilidade com o dinheiro público se ele pode se reverter em lucro amplificando o discurso de “enriquecer” que é tão amplamente proferido pelos capitalistas?
...deveria agir corretamente mesmo que ninguém esteja me controlando?
Todas essas perguntas e tantas outras que não estão aqui são problemas fundamentais para a existência de uma democracia, por isso, a ética se faz tão necessária para a liberdade de expressão de um país. Isso sem dúvida constitui um grande avanço na história da humanidade, de modo que hoje em quase todos os lugares do mundo, verifica-se uma grande sede por liberdade e direitos humanos. Para tanto, um mínimo de valores, normas e comportamentos comuns precisam ser estabelecidos em um consenso fundamental para uma convivência humana digna. Caso contrário, viveríamos em guerras nas quais o diálogo nem teria vez para funcionar. Há muito a ser mudado, pois em muitos lugares reage-se ainda com terror onde na política domina um maquiavelismo. Nas bolsas de valores, o método que prevalece é passar por cima dos outros onde também o libertinismo se torna a coisa mais lógica em detrimento do ser humano. Faz-se necessária essa reflexão ética na política para regularmos as práticas consideradas certas ou não, aceitáveis ou não...

Anjo da minha vida, aos 14 meses... "Cheira minha flor, tia..." rsrs...


Priscila,
Você escreve muito bem, tem autoria sobre o que escreve. Parabéns!
Após nossa discussão da aula anterior, futuras textos dissertativos deverão ter a argumentação fundamentada. Coisa que você também faz com muita facilidade, como vi nas reflexões sobre as aulas.
Rosana.
Adoro escrever... rsrs... mas às vezes falta a obrigação de fazê-lo... rsrs...
Adoro ler também... mas é osso pegar algo pra ler... o tempo voa e acabo não fazendo nada... até alguém cobrar... né professora?! rsrs...


Nenhum comentário:

Postar um comentário