Firefox

Firefox

quinta-feira, outubro 21, 2010

Atas das Aulas dos dias 14/10 e 21/10.

UNIVERSIDADE   CATÓLICA DE SANTOS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Curso de Pedagogia- PARFOR- Vespertino
Instrumentação da Língua Portuguesa I-1 ºsemestre
Profª.  MS Rosana Pontes
Grupo 6: LILIAN,LUCÉLIA TEREZINHA ,MARIA ELIZABETE, MARIA GEANE ,PRISCILA, RIVALDA E SANDRA LÚCIA.
14 e 21 de outubro de 2010

Atas da quinta e sexta aula de Instrumentação da Língua Portuguesa l

Aos catorze dias do mês de outubro de dois mil e dez, com início às quatro horas, na sala vinte e um, da Universidade Católica de Santos, sita à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, número cento e quarenta e quatro, na cidade de Santos, em São Paulo, realizou-se a quinta aula de instrumentação da língua portuguesa I, do curso de pedagogia da plataforma Freire. A aula teve por objetivo a continuação do relatório científico, analisando a trajetória de formação da sala, utilizando um mapa de linha do tempo e narrativas autobiográficas, com base em referências teóricas. A aula foi ministrada pela professora Rosana Aparecida Ferreira Pontes. O grupo cinco foi responsável pelo aquecimento, no qual realizou uma brincadeira, seguida da leitura da história do Chapeuzinho Vermelho. A atividade contagiou a todos e a sala demonstrou-se  bastante satisfeita. Para finalizar, o grupo do aquecimento deixou uma mensagem ”Conselhos úteis”. Posteriormente, os subgrupos se reuniram para darem início à análise solicitada, conforme roteiro explicitado pela professora na lousa. A professora monitorou os grupos, ajudando-os a construir o relatório, uma vez que se tratou da primeira experiência em aula com o gênero textual “análise científica”. Os alunos deveriam, por meio dessa tarefa, analisar os dados coletados, aprendendo a fundamentar suas análises dialogando como o artigo científico de Maria Auxiliadora Bezerra, “O Ensino da língua portuguesa e os contextos teórico-metodológicos. O grupo dois auxiliou a professora na gestão da sala de aula, tal como secretaria; o grupo três na parte de informática; o grupo quatro foi responsável pela agenda Cultural da Universidade; o grupo um irá realizar o registro refletivo da aula e o grupo seis redigiu a presente ata.
Em vinte e um de outubro de 2010, na sexta aula de Instrumentação de Língua Portuguesa I, a professora discutiu o modelo enviado, por e-mail, para que os alunos elaborassem a dissertação “Ética na política”. Após devolução de quase totalidade das correções das dissertações, explicou passo a passo as características do gênero dissertativo, bem como discutiu duas dissertações produzidas por alunos, de modo a corrigi-las com a ajuda da classe. A partir da discussão dos textos, identificou erros comuns e os principais problemas com pontuação das dissertações corrigidas, e solicitou ao grupo classe que fizesse um exercício, colocando ou não vírgulas em frases para depois discutirem as regras para o uso de vírgulas. Após o tempo determinado, corrigiu na lousa o exercício, listando situações em que a vírgula é proibida e outras em que a vírgula é necessária.
Antes de encerrar a aula, a professora pediu para lermos o capítulo sobre “Verbos I” da gramática de Ulisses Infante, “Curso de Gramática Aplicada aos textos”, solicitada em seu plano de ensino.


Minha oncinha aos 7 meses de vida...

Meu leãozinho meigo aos 11 meses de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário