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quinta-feira, outubro 14, 2010

Trajetória de Formação do grupo 5.


Centro de Ciências da Educação
Curso de Pedagogia – PARFOR – Período Vespertino.
Instrumentação da Língua Portuguesa I                                                 1º Semestre
Santos, 14 de Setembro de 2010.
CORINA FREITAS SANTOS
EDILINE VALERIA SAMPAIO
KELLY CRISTINA MUNIS DA SILVA MENDES
ROSANA M. PRADO
VALQUIRIA SANTOS DE SANTANA
VIVIANE CRISTINA M. DA SILVA
DE FORMAÇÃO DO GRUPO CLASSE

Nosso grupo é formado por seis pessoas dentre as quais 50% são nascidas na década de setenta e a outra metade na década de oitenta.
Analisando a origem familiar do grupo observamos que todas são originárias da classe operária, em que todos os membros em idade produtiva participavam ativamente do orçamento familiar.
Observamos que a iniciação de três alunas no Jardim e duas na Pré Escola foi por motivos de idade e necessidade de sociabilidade. Apena uma aluna iniciou diretamente no Primário por falta de vagas na Pré Escola, esta ficava em casa sob os cuidados de sua mãe.
De acordo com Bezerra, (2001, p. 46) “A lei 5.692 de Agosto de 1.971, que instituiu os níveis de ensino de 1º e 2º graus, em substituição aos antigos primário, ginásio e científico/clássico (...)”.
Todos fomos alfabetizados pelo método tradicional mecânico da cartilha “Caminho Suave”.
A relação professor/aluno do grupo foi boa em sua maioria, porém algumas tiveram dificuldades com os professores, onde o aprendizado foi mecânico e as lembranças que deveriam ser agradáveis foram sumariamente apagadas da mente.
Pais e demais familiares foram orientadores ativos da aprendizagem onde o compromisso com os estudos e o respeito aos professores eram exigidos e cobrados, as tarefas escolares auxiliadas e a leitura de histórias infantis praticadas em família.
Alguns de nós foram inseridos no mundo da leitura desde a primeira infância por meio de HQs e contos de fadas e heróis, outros por não ter vínculos com os professores do primário, o que dificultou o processo ensino/aprendizagem não tiveram este prazer.
Todo o grupo experimentou o letramento  através de músicas, rótulos, desenhos e demais mídias.
Na totalidade do grupo três componentes do cursaram o Magistério, dois apenas concluíram o Ensino Médio e uma possui graduação em Psicologia.
O grupo se caracteriza pela teoria sociointeracionista vygotskyana de aprendizagem. De acordo com Bezerra, (2001 p 40) “... o homem transforma e é transformado nas relações produzidas em determinada cultura (...) e a linguagem, que se interpõe entre o sujeito e o objeto de conhecimento, é o principal sistema de todos os grupos humanos.”

“A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo”
Lev Vygotsky 
João Victor, 15 meses, descobrindo que aos 5 meses o gosto era diferente...

João Victor experimentando o prazer de ler o mundo aos 19 meses. 






"É capaz quem pensa que é capaz."
Buda


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