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domingo, outubro 31, 2010

Orientações para Elaboração de Projetos.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Profª Me. Rosana Pontes

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Caros alunos,
Como previsto no meu Plano de Ensino, vocês deverão elaborar um projeto envolvendo leitura e produção escrita como um dos instrumentos de avaliação na nossa disciplina.
Por compreender que estão em processo de adaptação à universidade, por isso, sentem-se sobrecarregados, optei em transformar o projeto em uma atividade interdisciplinar, envolvendo outras disciplinas e a solicitação para o evento “Família Caloura”, previsto para 04/12.
Desse modo, conforme a profª Vera já conversou com vocês, o tema do projeto será direcionado para a importância do Brincar na educação infantil. Terão, portanto, que escolher e apresentar uma brincadeira tradicional infantil.
O projeto deverá ser elaborado com as seguintes etapas:
1.    Leitura e elaboração de mapas textuais de três textos teóricos para fundamentação do projeto.

2.    Escrever o projeto, conforme os itens abaixo:

·         Justificativa (Para que fazer?): Desenvolver as razões pelas quais se julga necessário/plausível a execução do projeto (brincadeira). Fundamentar, conforme os textos lidos.
·         Objetivo (Por que fazer?): Relacionar os resultados e benefícios a serem alcançados e os impactos esperados. Explicar em que aspectos a brincadeira contribui para o desenvolvimento das crianças: cognitivo, motor, afetivo, social ou outros (Fundamentar teoricamente).
·         Desenvolvimento: Plano de ação(Como fazer?): Explicar como o grupo se organizou para pesquisar, preparar e apresentar a brincadeira. Elencar a distribuição das tarefas.
·         Desenvolvimento: Público Alvo (A quem se destina?): Especificar a faixa etária a que a brincadeira se destina; e as características cognitivas, psicológicas, sociointeracionais da faixa etária envolvida.
·         Desenvolvimento: Cronograma (Quando?): A partir da definição de tarefas no plano de ação, elaborar um cronograma para a execução das ações.
·         Desenvolvimento: Recursos (O que é necessário?): Quais os meios, recursos necessários: materiais e recursos humanos.
·         Avaliação: Quais os resultados? O que pode ser melhorado?: Esta fase deverá ser realizada em parceria com os participantes. Solicitarem as opiniões por meio de questionários ou apenas registrando comentários e impressões que tiveram.
Atividade em grupo.
Terão duas aulas na minha disciplina para trabalharem em sala. Conversem também com outros professores envolvidos para que disponibilizem aulas.
Prazo de entrega do projeto escrito para mim: até 20/11/10.
Apresentação: 04/12/10 (Família Caloura).
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. V3.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação/USP, 2007.
KISHIMOTO,Tizuko Morchida. A Brincadeira e a cultura infantil. Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação/USP, 2007.

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