Firefox

Firefox

sexta-feira, outubro 01, 2010

Orientações para Dissertação: Ética na Política...

Pedagogia PARFOR

Instrumentação da Língua Portuguesa I
Profa. Ms. Rosana Pontes

Caros alunos,
A coordenadora do curso, profa. Marly Saba, solicitou a todas as turmas que elaborassem um texto com o tema “Ética na política”, relacionando-o com as eleições.
O objetivo é a reposição da aula de sábado e o texto deverá ser enviado para todos os professores para avaliação e nota.
Com o intuito de orientá-los na produção do texto, índico que seja elaborada uma dissertação. Seguem abaixo as devidas instruções sobre esse gênero e tipologia textual.
Dissertação escolar:
·         Constrói uma opinião acerca de uma questão.
·         Utiliza argumentos consistentes para defender a posição assumida.
·         Pertence à ordem do argumentar.
·         Usa-se uma linguagem formal.
·         Constitui-se das partes: situação-problema ( na introdução); discussão (durante o desenvolvimento) e solução-avaliação (na conclusão).
·         Apresenta as qualidades discursivas: unidade temática, objetividade, concretude e questionamento.

Exemplo e análise de uma dissertação escolar:

A posição da mulher na sociedade pós-moderna
Odete M. B. Boff


Análise
Dissertação
Este parágrafo de introdução apresenta a situação problema em forma de pergunta.
Homens e mulheres desempenham atualmente diferentes papéis nas mais variadas instâncias sociais. No que se refere a essa questão, a sociedade vem reconhecendo a igualdade de condições entre homens e mulheres?
Para iniciar a discussão, a autora vale-se da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que defende a igualdade entre homens e mulheres. Coloca que ainda há inúmeros obstáculos e preconceitos que prejudicam essa igualdade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a equiparação de direitos, bem como o princípio da não discriminação, proclamando que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, constata-se que inúmeros obstáculos e preconceitos ainda permanecem e prejudicam a igualdade entre homens e mulheres.
Neste parágrafo, a autora expõe fatos que ilustram a desigualdade que há entre os sexos no mercado de trabalho.
A primeira observação recai sobre o fato de que muitas mulheres, embora desempenhem as mesmas funções profissionais que o homem, recebem uma remuneração inferior. Além disso, ainda não existe credibilidade no mercado de trabalho, no sentido de as mulheres assumirem cargos de chefia; o exercício do poder geralmente está centrado na figura masculina. Sabe-se também que determinadas empresas preferem contratar homens a mulheres, pois elas poderão entrar em licença maternidade e ausentar-se para cuidar dos filhos, desarticulando a organização. Pude constatar tal discriminação em uma empresa, quando uma amiga, ao candidatar-se à vaga ofertada, foi preterida a um rapaz, porque estava no início da gestação, embora o superasse em todos os quesitos.
Neste parágrafo, a produtora do texto expõe fatos que ilustram a desigualdade que há entre os sexos no mercado de trabalho. Em seguida, contrapõe essa constatação, apontando conquistas femininas nas atividades profissionais, na economia, na política, nos direitos que as mulheres têm sobre seu copo a na superação de atitudes discriminatórias.
Sem dúvida alguma, verifica-se que, nas últimas décadas, as mulheres têm obtido várias conquistas: o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, o uso de contraceptivos e a possibilidade de adotar ou não o sobrenome do marido. Hoje, muitas mulheres marcam presença nos campos que eram restritos aos homens e ocupam até mesmo espaços de liderança. Desempenham suas atividades profissionais nas indústrias, no comércio e nos meios de comunicação, entre outros setores; têm atuação marcante nas ciências e na cultura, e predominam na educação. Superam atitudes discriminatórias e abrem mais espaços, inclusive na política e economia.
Na solução-avaliação, responde à questão analisada: não há motivo para considerar os homens superiores às mulheres.
É por isso que não existe motivo para considerar os homens superiores às mulheres, já que não se verificam diferenças de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo, a não ser na força física.
Afirma também que a igualdade ainda não se concretizou, porém é apenas uma questão de tempo. Pode-se observar que a autora não propõe de imediato uma resposta à questão formulada, mas constrói a opinião a partir de argumentos que sustentam seu ponto de vista.
A igualdade de oportunidades, principalmente no mercado de trabalho, ainda não se concretizou em sua plenitude. Mas, considerando-se o aumento qualitativo da efetiva presença feminina nos diferentes âmbitos sociais, pode-se afirmar que a obtenção da verdadeira equiparação entre os membros de uma sociedade, sem distinção de sexo, é apenas uma questão de tempo.


A autora utiliza uma linguagem comum, com sintaxe e vocabulário simples. Vale-se do presente do indicativo, uma vez que discute um tema atual. Usa fórmulas para encadear o texto, como: a primeira observação (introdutória); é por isso que (conclusiva); sem dúvida alguma (concessiva); no entanto, embora, mas (de reserva) e além disso (enumeração). Emprega a terceira pessoa para discutir o tema e a primeira pessoa ao narrar um fato pessoal (sobre uma amiga), que serva para ilustrar a preferência de empresas por contratar homens a mulheres.
Na dissertação usada como exemplo, Verificamos que (Gueds,2002) há unidade temática, pois a produtora apresenta claramente uma questão, e não se distancia dela. Também há objetividade, uma vez que analisa com precisão o assunto proposto. Dá exemplos concretos, quando menciona a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e quando enumera exemplos. O questionamento está presente na medida em que a autora aborda um problema que a incomoda e instiga o leitor a compartilhar da solução.
Muito bem, espero que a partir dessas orientações e o modelo oferecido, todos sejam bem sucedidos na elaboração da dissertação “A Ética na política”.
Prazo de entrega: até 08/10/10.
Entregar ou enviar para todos os professores.
Seguir as normas de formatação que já enviei para todos.
Bom trabalho!
Critérios de Correção de Textos:
1)    Adequabilidade ao tema.
2)    Adequabilidade ao gênero.
3)    Coerência/Coesão.
4)    Aspectos gramaticais e ortográficos.
5)    Estética (dentro da formatação solicitada e texto bem elaborado).
6)    Criatividade/originalidade.

O jeito é brincar de sério e falar de política... lembrando sempre que lá só tem palhaço... e isso é um negócio muuuuito sério...
João Victor imitando a vovó de óculos e "lendo" aos dois anos. Garoto séééééério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário