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quinta-feira, outubro 07, 2010

Reflexão sobre a aula do dia 07/10


Curso: Pedagogia PARFOR
Disciplina: Instrumentação da Língua Portuguesa I
Profa. Ms Rosana Pontes
Grupo 05: Corina, Edileine Valéria, Kelly, Rosana, Viviane e Valquiria.
Período: Vespertino


Reflexão (aula 07/10/2010)

Ao centralizar nossa discussão para realização da reflexão, constatamos que esta aula teve um ótimo aproveitamento, talvez por o grupo classe já conseguir adaptar-se com a dinâmica das aulas de Instrumentação da Língua Portuguesa I.
Percebemos também que não houve dispersão da classe ou tumulto e conseguimos focar e seguir uma didática para realização das tarefas solicitadas, toda a classe solicitou que na próxima aula seguíssemos com a mesma atividade, pois não houve tempo hábil para a conclusão nesta mesma data.
Mas, com toda a participação e esforço da classe ainda se faz necessário o desenvolvimento de competências básicas para realização das atividades, não podemos esquecer que mesmo na função de docentes existem defasagens e/ou aprimoramento para que as habilidades nessa disciplina como nas outras sejam adquiridas com excelência por todos os alunos.
Penso que, modelos e explicação detalhada de: dissertações, textos reflexivos, dados quantitativos, qualitativos, análises e entre outros textos que serão usados em sua disciplina, possam ser explicados antes da execução da tarefa, para compreensão e desenvolvimento das habilidades referentes à disciplina.
Acreditamos que o trabalho em grupo tem sido favorável para auxiliar mutuamente nossas dúvidas e o aprendizado que está nesse momento em fase de adaptabilidade pela nova conquista da graduação.

Obrigada pelas sugestões de vocês.
Como só hoje (31/10) estou comentando essa reflexão, o meu olhar, bem como o da classe já se distanciou e podemos discutir melhor as questões postas nos parágrafos 3 e 4.
Sempre procuro trabalhar com “modelos a seguir”. Quando pedi a narrativa, antes vocês leram e discutiram alguns bons textos de autores consagrados no mesmo gênero e proposta.
A dissertação “ética na política” não foi pedida por mim, mas, mesmo assim, mandei antes um modelo via e-mail, e, assim que possível, comentei com vocês passo a passo como elaborar dissertações.
Para a “análise da trajetória de vida e formação do grupo”, coloquei na lousa um roteiro, monitorei os grupos dando explicações de como elaborar o texto, e o “modelo” era o próprio artigo científico da autora Bezerra (2010), utilizado como fundamentação. Era tentando “captar” a forma que a autora escrevia e dialogava com a fundamentação teórica dela que vocês elaborariam o texto. Isso é um exercício sutil
Agora que corrigi todos os relatórios que me foram enviados, verifiquei, com grande alegria, que essa tarefa (a mais complexa até o momento) foi executada com grande competência por quase a totalidade dos grupos. Devolvi apenas um trabalho que aguardo a reelaboração. Isso não é maravilhoso?! Vocês são ótimos e não “defasados” como insistem em afirmar para mim. Eu não os vejo assim.
Com relação às regras gramaticais, meu objetivo não é ensiná-las para vocês, porque esse conteúdo vocês já tiveram a vida inteira, mas discutir como trabalham com a gramática em suas práticas docentes. Todos somos professores de língua. As professoras de ensino fundamental I (de 0 a três anos) ensina língua. Como? As demais professor (as) ensinam língua, como? Como a gramática é organizada? Como ensiná-la a partir do texto, discurso?
É isso colegas. Vejo dia a dia o crescimento do grupo, em razão de todas as disciplinas que estão vivenciando no curso. Isso também não é maravilhoso?!
Rosana

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