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quarta-feira, junho 08, 2011

Plano de Ensino


Plano de Ensino

2011

1. Identificação

Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Curso: PEDAGOGIA (PARFOR)

Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA II



Regime: Semestral – 2º semestre 2011/1


Carga Horária Total: 34

Professora (CAPES): ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES



2. Ementa

A disciplina propõe o estudo de diferentes gêneros textuais em que
predominem a descrição, a narração e a dissertação. Procura, também,
oferecer as ferramentas necessárias para uma leitura e escrita proficientes.

3. Objetivos Gerais

Esta disciplina visa propiciar condições para que o futuro Pedagogo possa:

. Desenvolver sua autoria para redigir textos diversos, com maior ênfase
na tipologia dissertativa.
. Iniciar-se na vida acadêmica, mediante a leitura, discussão e produção
de textos da área da pesquisa sobre educação.
. Desenvolver comportamento leitor e escritor a fim de que se reconheça
como modelo de referência para os alunos.
. Desenvolver a autonomia como aluno/professor/pesquisador a fim de
identificar problemas em sua prática e buscar soluções mediante o
aprendizado na universidade.




4. Objetivos Específicos

São expectativas de aprendizagem:

. Compreender, saber utilizar e redigir os gêneros textuais em que
predominem a descrição, a narração e a dissertação.



. Dominar técnicas de compreensão e interpretação de textos.
. Elaborar registros reflexivos como estratégia formativa de
desenvolvimento da autoria docente, da prática de pesquisa e da
reflexão sobre o percurso de formação.
. Problematizar questões em sua prática docente, a partir dos
conhecimentos teóricos adquiridos.
. Aprender a redigir um artigo científico, mediante os conhecimentos
adquiridos com a disciplina estudada.
. Apresentar seminários.
. Aprender a elaborar e utilizar o portfólio reflexivo como instrumento para
avaliação formativa e registro do processo de ensino/aprendizagem.


5. Conteúdo Programático

5.1. Gêneros textuais:

. Os PCNs e os gêneros textuais.
. Gêneros textuais diversos: descrição, narração, dissertação.
. Gênero textual específico: o artigo científico.


5.2. Leitura, produção textual e produção oral:

. Gêneros sugeridos para leitura, estudo e produção: textos literários
diversos que envolvam descrição e narração; artigos científicos;
resumos e resenhas.
. Estratégias de leitura e compreensão de textos: elaborando mapas
textuais, resumos e resenhas.
. Estratégia de produção oral: apresentação de seminários de leitura.


5.3. Problemas estruturais do texto:

. Coerência e coesão.
. Pontuação.
. Análise sintática.
. Problemas gerais da língua-padrão.


6. Metodologia/Estratégias/Procedimentos de Ensino

. Utilização de recursos audiovisuais e de informática.
. Serão priorizadas estratégias da pesquisa-ação que promovam a
interação e participação constantes.
. As atividades serão preparadas com o objetivo de desenvolver a
capacidade de reflexão dos alunos em nível individual e de modo
coletivo.



. As leituras recomendadas serão problematizadas a fim de mediar teoria
e prática.
. Será estimulada a elaboração de registros reflexivos sobre os
aprendizados no curso, bem como sobre a prática docente.
. Será também dada continuidade à organização de um portfólio de
formação e avaliação, reunindo os trabalhos e reflexões desenvolvidos
durante o curso.
. Serão estimuladas a reflexão e a produção oral dos alunos por meio da
apresentação de seminários de leitura.
. Será elaborada, de forma coletiva, uma “lista de regras” de autocorreção
gramatical, contendo os principais problemas a serem evitados na
redação de bons textos.
. Por fim, será orientada a elaboração de um artigo científico ou livro
infantil, em consonância com os estudos desenvolvidos ao longo do
semestre.


7. Sistemática e Instrumentos de Avaliação

A avaliação será de acordo com a proposta do Projeto Pedagógico do
curso, qual seja um processo contínuo e permanente de diagnóstico da
aprendizagem do aluno e reorganização da prática docente.

Como instrumentos de avaliação serão utilizados: o portfólio individual (com
nota de 0 a 5,0); seminários de leitura (com nota de 0 a 5,0); prova
individual (com nota de 0 a 10,0); o artigo científico ou livro infantil em dupla
(com nota de 0 a 10,0). Média final: de 0 a 10.

A avaliação será com base nos seguintes critérios:

. Conhecimento teórico dos temas estudados.
. Capacidade de articular teoria e prática.
. Clareza e correção na linguagem oral e escrita.
. Capacidade de argumentação e crítica.
. Pontualidade no cumprimento das tarefas.


8. Bibliografia Básica

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:
MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referenciais Curriculares para a educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998.


DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria
Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.



9. Bibliografia Complementar

FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2008.

INFANTE, Ulisses. Gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 1995.

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria; MARINELLO, Adiane Fogali.
Leitura e Produção Textual: Gêneros textuais do argumentar e expor.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


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